COBERTURAS FUNDAÇÕES CONTENÇÕES Processos aplicativos das membranas na engenharia, utilizados em fundações,   contenções,  coberturas, plataformas, obras industriais e outras diversas aplicações; desenvolvidos pelo eng. Ronei Lombardi Filgueiras, registrados no INPI e de execução da Crear Engenharia Ltda.
ÁREA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA Sistemas Construtivos em Cascas:  Projetos e execução de sistemas de estruturas, fundações e contenções em membranas desenvolvidos pelo engenheiro Ronei Lombardi  Filgueiras; Consistem em sistemas estruturais em membranas com aplicações especiais às infraestruturas, tais como fundações, muros de contenção, pisos industriais, pavimentações, obras de cobertura em concreto e alvenaria armados (com ênfase arquitetônica em igrejas,  teatros, centro de convenções, prédios comerciais e residenciais, residências, etc.). Projetos de engenharia civil:  Planejamento, Gerenciamento e Supervisão de Obras e Projetos; Administração e fiscalização de obra; Projetos de Arquitetura e urbanismo; Projetos executivos de Engenharia; Projetos de instalações (Hidro-sanitários, elétricos, ar-condicionado) residenciais, comerciais, industriais e hospitalares; Projeto Geotécnicos; Edificações residenciais e Comerciais; Engenharia Hospitalar; Engenharia Industrial; Engenharia Ambiental; Engenharia Sanitária (ETAs e ETEs); Gerenciamento de Obras: 1 – ASSESSORIA DE PROJETOS Analisar projetos, memoriais descritivos, especificações, verificando sua adequação às boas técnicas construtivas, ao uso e às  normas técnicas da ABNT e internacionais (quando for o caso), recomendações das companhias concessionárias, atentando para  possíveis especificações de materiais e serviços fora de uso ou de difícil conservação, manutenção e obtenção ou opções de  menor custo, bem como erros, omissões e falta de detalhamento, de modo a evitar alterações posteriores ou ocorrência de  dúvidas durante a execução; Verificar detalhadamente todas as interferências existentes, divergências e incompatibilidades existentes entre os  projetos, memoriais e especificações, solucionando antecipadamente junto aos projetistas, eventuais problemas; Desenvolver desenhos e esboços complementares não contemplados nos documentos originais, de forma a esclarecer  detalhes de construção ou de modificação; Atuar junto aos projetistas para que os mesmos obtenham nas concessionárias e demais órgãos públicos, as respectivas  aprovações dos projetos; Elaborar planilhas orçamentárias e de controle financeiro da obra, atuando no sentido de verificar a compatibilidade dos  serviços e materiais propostos à verba disponível e opções de menor custo; Coordenar a atuação do projetista durante o desenvolvimento da obra, efetuando consultas técnicas, quando necessário,  e agendando reuniões e visitas à obra. 2 – ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Definir e analisar o projeto arquitetônico final e executivo observando todos os detalhamentos e adaptações a serem  implementadas objetivando o melhor aproveitamento da área, o melhor custo/beneficio do empreendimento que melhor atenda  às demandas da Empresa; Analisar e acompanhar o macro-planejamento de acordo com o projeto apresentado, bem como sua atualização  abrangendo todas as atividades envolvidas na construção (fundação, superestrutura, acabamentos) em conformidade com  o projeto arquitetônico, bem como as instalações complementares de hidráulicas, elétricas e incêndio); Determinar o prazo de execução ideal para cada atividade, controlar a produção e o desempenho, planejar as projeções dos serviços a serem  desenvolvidos, controlar as tarefas críticas e reavaliar os prazos das atividades; Identificar e definir as estratégias de abordagem da obra, sugerindo métodos construtivos. Elaborar o planejamento executivo da obra abrangendo as atividades envolvidas na construção com seus respectivos  prazos de execução; controlar a produção e o desempenho, planejar as projeções dos serviços a serem desenvolvidos,  controlar as tarefas críticas; Reavaliar e ajustar o planejamento e a programação dos trabalhos (reprogramação de obra), visando a otimização dos  resultados. Desenvolver todas as estimativas orçamentárias relativas a cada uma das intervenções a serem executadas estabelecendo o valor limite para despesas de investimento. 3 – ASSESSORIA DE CONTRATAÇÃO Escolha dos melhores fornecedores e elaboração de cotações com tomada de preços de todo espoco de serviços da obra,  elaborando planilhas específicas, com quantidades, preços unitários e fornecedores; o Elaborar quadro resumo da pré-qualificação, contendo as informações relevantes; o Estabelecer procedimentos e critérios para a equalização e análise da documentação apresentada (técnica, contábil e  fiscal); o Participar do processo de seleção, contratação da obra; o Elaborar minutas de contrato e outros da obra;   4 – ASSESSORIA DE CONSTRUÇÃO 4.1 – Controle de prazo / produção   Supervisionar o cronograma físico de execução das obras, bem como o cronograma relativo à contratação dos principais  insumos e suprimentos da construtora e sub-empreiteiros, controlando os contratos firmados com os fornecedores e sub-  empreiteiros, de modo a assegurar a observância dos prazos;   Buscar o atendimento dos prazos estabelecidos no cronograma, revendo o caminho crítico e propondo medidas corretivas  imediatamente após a verificação de desvios, através de análise de tendência;   Controlar a qualificação e suficiência dos recursos de mão de obra, materiais e equipamentos utilizados, recomendando a  adoção de reforço, quando necessário;   Exercer controle detalhado da produção, com base nas apropriações diárias da Construtora, através de mapas visuais e  utilização de modelos e quadros específicos com recursos de software gráficos e ou planilhas de cálculo;   Indicar prioridades de serviços, alertando para que sejam observados os prazos estabelecidos;   Administrar eventuais prorrogações de prazos, através da apuração dos fatos e o impacto no desenvolvimento da obra e  no custo da mesma. 4.2 – Controle de Custo   Elaborar em conjunto com a(s) construtora(s) e empreiteiros os boletins de medição de acordo com os termos e condições  de contrato (planilha e critérios de medição);   Elaborar histogramas financeiros apontando os valores dos desembolsos previstos e realizados;   Elaborar e atualizar mensalmente planilha de custo do empreendimento, indicando a situação financeira,  comparativamente com os valores estimados;   Monitorar o orçamento da obra e eventuais alterações, desde a fase do estudo preliminar;   Analisar preços unitários e totais, com base na planilha de aquisição de itens adquiridos diretamente pela CONTRATANTE, confrontando-os com a verba disponível.  4.3 – Controle de Qualidade   Acompanhar o desenvolvimento, implantação e a aplicação do plano de gestão da qualidade na obra, conforme diretrizes  sugeridas pela gerenciadora e aprovadas pela CONTRATANTE, o qual deverá contemplar procedimentos e modelos tais  como listas de verificação, relatório de liberação de serviços, planos de realização e registros de ensaios e testes;   Verificação dos contratos firmados com fornecedores e subempreiteiros garantindo a manutenção da qualidade dos  serviços, materiais e equipamentos;   Verificar a adequação dos materiais para que atendam às especificações dos pedidos de compra, do memorial descritivo  do projeto e normas técnicas brasileiras;   Acompanhar a gestão de qualidade das empreiteiras, de acordo com o plano de gestão de qualidade;   Acompanhar os trabalhos de construção tendo como referência o contrato de construção, os projetos executivos,  especificações técnicas, caderno de encargos, normas técnicas da ABNT;   Solicitar e acompanhar a realização e o registro de testes de ensaios e controles tecnológicos das instalações de fundações, estruturais, pavimentação bem como todos os serviços de acabamento, conforme normas técnicas e plano de gestão da  qualidade implantado, analisando os resultados e certificados apresentados e emitindo parecer;   Confeccionar quadros de controle de nível de qualidade das diferentes etapas da obra, indicando as devidas avaliações  quanto à qualidade dos materiais e serviços executados;   Verificar a qualidade de execução dos serviços que deverá ser exercida através de check-list a ser elaborado conforme o  plano de gestão de qualidade, comunicando à Construtora quando o nível de qualidade não for aprovado, para que a  mesma tome as devidas providências, corrigindo as possíveis falhas, refazendo o serviço quando for o caso;   Verificar previamente e aprovar amostras e protótipos de materiais, tendo como base os projetos e especificações;   Verificar a qualidade dos materiais, produtos, equipamentos e máquinas, efetuando, em casos específicos, inspeção além  do local da obra, ou seja, na fabricação dos mesmos;   Recomendar alterações de projetos ou especificações, sempre que julgar conveniente com prévia consulta à  CONTRATANTE;   Supervisionar os testes das instalações e acabamentos, que deverão ser efetuados na presença da gerenciadora.  4.4 – Serviços Técnicos e Administrativos Elaborar manual de procedimentos a ser adotado para a obra, onde constará, dentre outras, as seguintes informações:  descrição do empreendimento, definição das atribuições e responsabilidades dos agentes envolvidos, procedimentos para  acesso de pessoal e de material, procedimentos para vistoria e contratação de seguro, reuniões, comunicações, instruções, registros e arquivo de obra, implantação e utilização de canteiro, procedimento para contratações, modelo e  procedimentos para controle de qualidade, prazo e custo, procedimento para recebimento de serviços e entrega das obras,  etc.; Atuar como coordenadora/facilitadora das interfaces entre os agentes envolvidos na execução dos serviços objeto desta  proposta;  Coordenar e acompanhar os diversos contratos firmados em nome da CONTRATANTE; Manter a documentação relativa à obra, com manutenção e organização de um arquivo contendo:  o Cópias dos projetos (em papel e em meio eletrônico); o Cópias dos contratos; o Cópias das especificações técnicas, memoriais descritivos e cronograma; o Cópias das correspondências trocadas; o Cópias das atas de reunião. Coordenar a elaboração por parte dos projetistas e da Construtora dos as built de projetos, memoriais e  especificações,  para a formação do arquivo de documentação, por ocasião do término da obra;  Analisar a adequação de todos os seguros da obra, através de apoio, se for o caso, de consultor especializado a ser  contratado;  Revisar e acompanhar as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho relativas à higiene, medicina e segurança do  trabalho da construtora e demais empreiteiras e subempreiteiras durante as obras / serviços; Estabelecer e acompanhar um livro diário on-line junto à construtora e seus fornecedores, no qual deverá constar:  o Entrada de materiais; o Pessoal empregado na obra; o Equipamentos e máquinas empregados;  o Empreiteiros utilizados e seus respectivos serviços; o Ocorrências relevantes, inclusive paralisações por motivo de força maior, anexando literatura comprovando-as; o Número de dias decorridos desde o início das obras; o Situação climática; o Número de operários.  Tal diário deverá estar disponibilizado no site da gerenciadora com acesso restritos e envio via email dos diários para todos envolvidos na obra;  Verificar o comportamento das empresas encarregadas pelas execuções das obras e serviços, quanto à obediência ao  contrato e legislações fiscais e trabalhistas; Coordenar a realização de reuniões periódicas, devidamente registradas através de atas, elaboradas pela gerenciadora, a  serem assinadas pelas partes envolvidas; Atuar preventivamente sempre se antecipando a eventuais problemas que possam vir a ocorrer, alertando a  CONTRATANTE com a antecedência necessária, mencionando os procedimentos a serem tomados para evitar possíveis  falhas, problemas com qualidade, num prazo máximo de 3 dias, de qualquer irregularidade verificada; Coordenar a distribuição de documentos de interesse da CONTRATANTE; Elaborar parecer sobre liberação de faturas mensais, atestando a conclusão da etapa contratual correspondente ou, em  caso de atraso no cronograma, analisar a medição efetuada pela Construtora, atestando os serviços efetuados no período; Elaborar pareceres técnicos ou levantamentos diversos, sempre que solicitado pela CONTRATANTE; Remeter à CONTRATANTE e, a quem ela indicar, o relatório gerencial mensal de acordo com os modelos previamente  estabelecidos; Efetuar as inspeções finais dos diversos serviços, emitindo check-list e laudo com vistas ao recebimento provisório e  definitivo da obra;  Assessorar a CONTRATANTE em tudo o que for relacionado com a execução da obra; Acompanhar os procedimentos para obtenção da entrega da obra, vistoria do Corpo de Bombeiros, Certidão Negativa de  Débitos do INSS, certificados de garantia técnica e serviços diversos, bem como demais documentos exigidos efetuando as verificações pertinentes.
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